Neste tipo de partida o motor parte com valores de conjugado (torque) e corrente de partida plenos, uma vez que suas bobinas recebem tensão nominal. Neste tipo de partida o motor pode estar fechado em estrela ou triângulo como podemos ver abaixo:
Esta partida é considerada super simples quando se trata de montagem, no entanto trataremos aqui do dimensionamento desta partida.
Algumas perguntas ficam em nossa mente quando decidimos dimensiorar uma chave de partida: qual contator usar? qual fusível aplicar para protejer o circuito? qual o valor de corrente do relé térmico?
Aqui nós responderemos todas estas perguntas.
Para ficar mais lógico estaremos simulando o dimensionamento de um motor de 30cv e 4 polos que será ligado a uma rede de 380V/60Hz. A corrrente nominal deste motor é de 44A e possui um Ip/In de 8,0. Este trabalha em serviço normal de manobra com rotor gaiola de esquilo e desligamento em regime e possui um tempo de partida igual a 5 segundos.
Antes de qualquer coisa vamos relembrar como é o circuito de potência da partida direta:
1) Roteiro de Cálculo
1.1) Vamos começar com o dimensionamento do contator K1:
Neste caso o contator K1 deverá possuir uma corrente Ie (corrente nominal do contator) maior que a corrente nominal do motor, ou seja:
K1 => Ie > In x 1,15
Logo, teremos em nosso exemplo:
K1 => Ie > 44 x 1,15
Ie > 50,6A
Com base base nos dados encontrados e tomando como base o tipo de aplicação do motor temos no catálogo da WEG o contator CWM65 que suporta 65A, o fato do cálculo ter mostrado que a corrente é de 50,6A faz com que não utilizemos o contator CWM50 pois sua corrente nominal é maior que a corrente calculada.
1.2) Agora faremos o dimensionamento do Relé Térmico:
o Relé Térmico deverá possuir corrente nominal igual a corrente nominal do motor. Com isso podemos deduzir a fórmula:
FT1 = In
Temos então em nosso caso, o seguinte:
FT1 = 44A
De acordo com o mesmo catálogo de dispositivos da WEG temos o relé térmicoRW67-2D3-U057 com ajuste de corrente entre 40 e 57 sendo o mais recomendado ao nosso sistema, observem que o modelo 1D3 não se aplica pois não suporta montagem no contator escolhido.
1.3) Vamos agora dimensionar os fusíveis F1, F2 e F3, nesta etapa teremos 3 condições que deverão ser observadas e todas as situações deverão ser atendidas pelo sistemas, vamos as três situações:
1º situação:
A corrente nominal do fusíve de primeiramente suportar a corrente do motor no instante da partida, ou seja, Ip/In, logo:
Ip = Ip/In x In
Ou seja, no nosso exemplo teremos a seguinte situação:
Ip = 8,0 x 44
Ip = 352A
Então, através da tabela de fusíveis e sabendo-se que o tempo de partida do motor é de 5 segundos, definimos o fusível a ser aplicado no motor, como podemos observar o fusível escolhido por este passo é o de 100A.
2º situação: A corrente do fusível deverá suportar 20% a mais que a corrente nominal do motor, logo:
IF > 1,2 x In
IF > 1,2 x 44
IF > 53A
Então, o fato do fusível abordado no primeiro caso ser maior que 53A significa que atende a necessidade, em caso contrário (IF > IP) teríamos que encontrar na tabela outro fusível que atenda a necessidade.
3º situação: Os fusíveis terão que suportar também a corrente que circulará no relé térmico e no contator, sendo assim:
IF < IF max K1
100A < 125A (fig abaixo)
IF < IF FT1
100A < 100A
Portanto, podemos concluir que os fusíveis NH de 100A suportam todas as exigencias e expecificações requeridas.
Resumindo teremos em nosso acionamento:
- 1 contator CWM65
- 1 Relé térmico RW67-2D3-U057
- 3 fusíveis NH de 100A (retardado)
Enfim, espero ter ajudado com mais este tópico. Não deixem de comentar e sugerir.
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